O Colégio

O Colégio Cândido Mendes foi fundado em 1942, por um grupo de cidadãos ilustres liderados pelo Conde Cândido Mendes de A. Júnior, com a denominação de Academia de Comércio Cândido Mendes.

Como na época Barra do Piraí era a principal cidade do Sul do Estado, o objetivo principal foi preencher uma lacuna no Ensino Comercial da região.

Em 1956 passou a denominar-se de Escola Técnica de Comércio Cândido Mendes e a partir de 1961 adotou a nomenclatura atual: Colégio Cândido Mendes.

Com a perda da importância de Barra do Piraí, causado principalmente pela decadência de região cafeeira do Vale do Paraíba e também pela diminuição do uso da via férrea como meio de transporte, a Academia de Comércio deixou de ter o interesse e a procura anterior. Mas a partir da década de cinquenta, um ex-aluno, nosso inesquecível Lourival Gomes da Rocha, resolveu apostar na Educação. Cursou História, Direito e Ciências Contábeis e investiu grande parte de sua vida na direção do colégio.

Lourival Gomes da Rocha

Ao longo destes anos sua evolução foi marcante, levando à certeza de que o prestígio alcançado por este Estabelecimento de Ensino na atualidade, deve-se à seriedade e competência que a Equipe CCM dedica a toda e qualquer atividade desenvolvida, seja ela pedagógica, esportiva, social, lúdica, etc, ao longo destes 70 anos.

O Cândido Mendes tem como objetivo principal a preparação para a vida. Por isso o Colégio trabalha não só com a construção do conhecimento, mas também com a formação de valores como respeito, responsabilidade, amizade, justiça e solidariedade.

 

CURSOS

EDUCAÇÃO INFANTIL

- Segmentos: Maternal I, Maternal II, Jardim I, Jardim II

- Turno: Tarde

 

ENSINO FUNDAMENTAL

- Segmentos: 1º ano ao 5º ano6º ano ao 9º ano

- Turno: Manhã / Tarde

 

ENSINO MÉDIO

- Segmentos: 1º ano ao 3º ano (PH Sistema de Ensino)

- Turno: Manhã / Tarde

 

PRÉ-VESTIBULAR

- Segmentos: Extensivo, Projeto UERJ, Projeto ENEM, Redação (PH Sistema de Ensino)

- Turno: Tarde / Noite

 

Corpo Diretivo, Professores e Funcionários