CCM Contra a Dengue!

O que é dengue?

 

A dengue é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, originário da África. O Ministério da Saúde está fazendo uma campanha com a participação das escolas e de toda a sociedade, para que a dengue seja erradicada do nosso país. O mosquito da dengue, tem algumas características muito especiais: ele é escuro e rajado (listrado) de branco, é menor que um pernilongo comum, tem por hábito picar durante o dia e se desenvolve em água parada e limpa.

Como evitar a dengue.

A única maneira de evitar a dengue é não deixar o mosquito nascer. Para isso, é preciso acabar com os criadouros, ou seja, todo lugar onde existe água parada e limpa, em qualquer tipo de recepiente que acumule água.

Veja onde mora o perigo e como fazer para se prevenir da dengue: Caixas d'águas, poços, tambores, cisternas e outros depósitos de água devem estar sempre muito bem tampados. Não deixe acumular água em pratos de vasos de plantas e xaxins. Ao lavar, passe pano ou bucha para eliminar completamente os ovos do mosquito. Lave os bebedouros de aves e animais com uma escova ou bucha e troque a água uma vez por semana. Limpe as calhas e a laje da sua casa. Se tiver piscina, lembre-se de que a água deve estar sempre tratada. Garrafas vazias devem ser guardadas de cabeça para baixo. Copos descartáveis, tampinhas de garrafas, latas, tudo o que acumula água deve ser jogado no lixo. Lembre-se: o lixo deve permanecer sempre fechado. Cuidado também com pneus jogados no quintal. Eles podem acumular água da chuva, tornando-se um dos lugares preferidos pelo Aedes aegypti.